Não aceite ser enganado!
Existe o reajuste determinado pela ANS, SIM, porém na maioria dos casos este não é aplicável ao seu plano, tendo em vista que planos individuais sendo estão cada vez menos comercializados, exatamente pela barreira de não haver índice resolutivo ou legal para seus reajustes.
Isso significa que os beneficiários tem de aceitar todas as imposições que lhe foram colocadas, OBVIAMENTE NÃO!
Em passos simples, entenda qual a sua condição e quais o reajustes são aplicados ao seu contrato:
1 – Saber sua modalidade de contratação, ou seja, saber se seu plano é individual ou familiar, Coletivo Empresarial ou Coletivo por Adesão, ou de Auto Gestão.
“Ih Doutor complicou!”(Vai no final do texto que te explico)
2 – Se individual, é simples, saiba seu reajuste pelo site da ANS.
3 – Se Coletivo Empresarial ou por Adesão, o índice tem que ser pactuado entre a operadora e entidade, baseado na sinistralidade, ou seja, os atendimentos do ultimo ano servirão de base para esse cálculo, e ele é apenas enviado à ANS para conhecimento.
4 – Diante disto, precisamos saber os números reais que geraram este reajuste, você pode fazer isso sozinho, através de Notificação de Investigação Preliminar (NIP) no site da ANS, ou pedindo a operadora, mas diante mão, não aconselharia, sob risco de você ajudar a operadora a produzir provas em futuro processo.
5 – Entre em contato com um Advogado Especialista, repito Especialista de sua confiança, que por sinal temos em nosso Escritório para lhe auxiliar.
Quais Reajustes existem?
Reajuste Anual
Reajuste Faixa Etária
Reajuste por Sinistralidade
Este conteúdo é apenas informativo.
Edgard Pereira
Sócio Fundador
Achou que eu tinha esquecido de Você, vamos lá!
Individual ou familiar é aquele que você vai até a operadora de saúde e concretiza a negociação.
O Coletivo Empresarial é simples, é vinculado a empresa.(Esse é o que os corretores mais sugerem)
O Coletivo por Adesão é aquele que é vinculado a uma entidade de classe.
O de Auto Gestão é aquele formado por pessoas que participam da própria gestão, exemplo, Plano de determinado grupo de funcionários públicos